sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Ascensão e Queda das Locadoras de Rua, em Aracaju-SE

Foto: acervo Gildo Simões Andrde

Tudo começou com as Fitas VHS piratas, com imagens, em sua grande maioria de péssima qualidade, depois chegaram as fitas originais, vivendo as Locadoras um boom de mercado, daí vieram os discos, DVDs e Dvds Blu Ray.

A ASCENSÃO

 Disse o amigo Gildo Simões Andrade, em postagem no Facebook, na Página do Grupo ‘Minha Terra é SERGIPE’: “A Super Vídeo Locadora, na Guilhermino Rezende, deixou saudades, não só pelo acervo fantástico, mas principalmente pelo bate-papo entre os clientes e a presença de Ana Maria e do ‘professor de cinema’, o jornalista Ivan Valença. Atualmente a RS Vídeo preenche esta lacuna com sucesso sob os cuidados do gentleman Roberto Pacheco, conhecedor do assunto e com grande acervo suprindo estudiosos com documentários, filmes baseados em romance, etc. Segundo Roberto um dos filmes mais locado para estudo é "Entre os muros da Escola". Roberto é especialista em computação relacionada a vídeos”.

A QUEDA

A decadência das Locadoras começou com a popularização das TVs de Assinatura e seus diversos canais de filmes, como TeleCine e HBO, além dos de Pay-per-views e agora com o sistema HDTV, os On-Demand.  Somados a tudo isso, eis que chega à internet de banda larga, começa a profusão de Locadoras Virtuais – e vêm aí as locadoras na TV. Para piorar ainda mais, temos a pirataria de DVDs e a facilidade de se fazer Download de filmes pela internet. Tudo isso terminou por forçar o fechamento de diversas Locadoras. Um dos maiores incômodos da locação de filmes em locadoras de Rua é a devolução do filme, às vezes, mesmo sem ter assistido, motivado pela falta de tempo e mesmo assim o cliente tem que devolver, pelo compromisso do prazo, como também para não ser penalizado com multa. Vivemos em uma era de mudanças tecnológicas muito rápidas, por isso, fica muito difícil imaginar como tudo isso será daqui a alguns anos. Quem viver verá.

Armando Maynard

Nenhum comentário:

Postar um comentário