terça-feira, 21 de maio de 2013

Cine Rio Branco (Especial - Aracajuantiga)


"Na década de 20 do século XX, o nº 182 da Rua João Pessoa foi o endereço de um dos mais importantes cinemas de Aracaju: O Rio Branco, lugar da cultura e da arte sergipana. Foi inaugurado com muito sucesso em 1904, lá não eram apenas exibidos filmes - na época do cinema mudo - mas em época de carnavais as cadeiras eram afastadas e o espaço era destinado aos concorridos bailes carnavalescos. Como o cinema era mudo, tinha a participação de pianistas e flautistas que com seu lirismo atribuía mais emoção.

Antes, porém, no local funcionou o Teatro São José. Tempos mais tarde, por iniciativa de um italiano, Nicolau Pungittori, foi erguido em 1903 o Teatro Carlos Gomes. Este podia comportar até 700 pessoas, que iam assistir a peças teatrais e filmes recém chegados do Rio de Janeiro. Com a morte de Nicolau Pungittori, passou a funcionar nas dependências do Teatro Carlos Gomes, o Cinema Sergipe, depois sucedido pelo Cinema Ideal e finalmente o Cine Teatro Rio Branco, que nas mãos de Juca Barreto, conheceu o seu período áureo (...).

O Cinema Rio Branco encerrou as suas atividades em 2002. No local onde somente a fachada lembra o Cinema, funciona atualmente as Lojas Ipanema. 

Texto extraído de :  ANDRADE,  Adênia  Santos, FILHO, José de Oliveira Brito. O ir e vir das ruas João Pessoa e Laranjeiras (1920-1940) Monografia, Aracaju: UNIT, 2007". *

*Foto e texto reproduzidos da página do Facebook de Aracajuantiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário