sábado, 3 de agosto de 2013

"Sensurround" som do filme "Terremoto" (1974)

Temos aqui, a fachada de um cinema de São Paulo, (1974),
 quando da exibição de Terremoto

Assisti "Terremoto" em 1974, no Cine Excelsior,
em Juiz de Fora e testemunhei o Sensurround.
Por Léo de Oliveira.

Lembro-me que aos 16 anos, em 1974, assisti no Cine Excelsior aqui em Juiz de Fora, ao filme ''Terremoto''. Uma grande novidade cercava a exibição daquela fita que ''estourou'' aquele ano no mundo inteiro. Era o cinema catástrofe que surgia para reforçar a industria, que se via esvaziada por completo. As pessoas começavam a não querer mais frequentar as salas escuras de cinemas mundo à fora. Aí, claro, Hollywood inovou. Criou um novo segmento cinematográfico e alguns apetrechos para que a turma retornasse às salas de cinema. E entre estres apetrechos, estava um sistema de som que cumpriu o seu papel de fazer com que os cinemas voltassem a ficar lotados naquele início de anos 70, que foi o Sensurround, que era um processo criado pela Universal Studios para dar maior intensidade ao áudio durante as sessões de cinema. Foi produzido para a exibição deste filme ''Terremoto'' (Earthquake) em 1974, mas que também foi utilizado em outros filmes. O sistema gerou inúmeros problemas por causa de sua alta intensidade sonora que chegou a causar danos estruturais aos edifícios de alguns cinemas, desabamentos e ferimentos em algumas pessoas. Salas de cinemas vizinhas sofriam com o ruído gerado pelo uso do Sensurround e a única saída era realizar sessões simultâneas.

Eu tive a oportunidade de assistir ao filme Terremoto no Cine Excelsior naquele ano de 1974 e foi emocionante. No momento em que prédios desabavam, transformadores estouravam lá no tremor de terra do filme, sentíamos tudo tremendo à nossa volta.

Lembro-me também de que quando cheguei ali na Rio Branco com Floriano, a fila para os que queriam assistir à fita, dava voltas. Mas valeu à pena e é bom recordar este momento...

Foto e texto reproduzidos do post de Léo de Oliveira no blog:
cinemaemjuizdefora.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário