domingo, 27 de janeiro de 2019

Michel Legrand, compositor francês, morre aos 86 anos

Michel Legrand no tapete vermelho do Festival de Cannes, 
em 2017 — Foto: Jean-Paul Pelissier/Reuters

Publicado originalmente no site G1, em 26/01/2019

Michel Legrand, compositor francês ganhador do Oscar, morre aos 86 anos

Pianista e maestro fez trilhas da Nouvelle Vague e gravou mais de 100 álbuns de gêneros como jazz e música clássica. Ele tocou com Ray Charles, Miles Davis e Bjork.

Por G1

Michel Legrand, pianista, maestro e compositor francês, morreu aos 86 anos, anunciou seu empresário. Ele ganhou três prêmios no Oscar e cinco no Grammy.

Legrand venceu pela primeira vez o Oscar de canção original em 1969 com "The Windmills of Your Mind" do filme "Crown, o Magnífico", com a qual ganhou ainda um Globo de Ouro.

Depois, venceu novamente com as trilhas sonoras de "Houve uma Vez um Verão" em 1972 e "Yentl" em 1984. Também fez as trilhas de "Os Guarda-Chuvas do Amor" (1964) e "Duas Garotas Românticas" (1967).

Legrand, que tinha shows marcados para Paris em abril, morreu durante a noite. A causa da morte não foi revelada.

Michel Legrand, maestro e compositor francês, morre aos 86 anos em Paris

Discografia de sucesso

Michel Jean Legrand nasceu no dia 24 de fevereiro de 1932, em Becon-les-Bruyeres, nos arredores de Paris, na França. O pai Raymond Legrand era um compositor e ator francês. A mãe Marcelle tinha família vinda da Armênia.

Entre 1942 e 1949, estudou piano no Conservatório de Paris. Em 1954, ganhou mais destaque como músico quando seu álbum "I Love Paris" vendeu mais de 8 milhões de cópias.

Lançou na sequência "Holiday in Rome" (1955) e "Michel Legrand Plays Cole Porter" (1957). Em Moscou, durante um festival, conheceu sua primeira esposa, a modelo Christine Bouchard, com quem teve três filhos.

Trilhas na Nouvelle Vague

Começou a trabalhar como arranjador nos anos 60, após convite de cineastas da Nouvelle vague francesa. Fez a trilha de sete filmes para Jean-Luc Godard e dez para Jacques Demy.

Durante sua carreira, também trabalhou com Dizzy Gillespie, Miles Davis, Orson Welles, Jean Cocteau, Frank Sinatra e Edith Piaf.

Em toda carreira, foi responsável pela composição de mais de 200 trilhas de filmes e de obras para televisão. Também gravou mais de 100 álbuns de gêneros como jazz e música clássica.

Nos anos 80 e 90, fez shows com seu trio de jazz e com uma big band. Nesta fase, tocou com nomes como Ray Charles, Diana Ross e Bjork. Nos anos 2000 e 2010, passou a se dedicar mais ao trabalho em estúdio, mas ainda fazendo alguns shows.

Ele deixa a esposa Macha Méril e três filhos.

Texto e imagem reproduzidos do site: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário