terça-feira, 21 de maio de 2019

Lumière!: Por um cinéfilo, para todos cinéfilos


Publicado originalmente no site Wanna be Nerd, em 15 de dezembro de 2017   

Lumière!: Por um cinéfilo, para todos cinéfilos

Por Fernanda Mappa 
  
Composto e narrado por Thierry Fremaux, Lumière!: A aventura começa (2016) chega aos cinemas brasileiros no dia 14 de dezembro.

O filme se trata de uma aula-documentário em que são apresentados 108 curtas de 50 segundos cada, filmados entre 1895 e 1905, e de autoria dos irmãos Lumière e seus operadores de câmera.

Lumière! surpreende com imagens em ótima resolução, belíssimos enquadramentos e traz movimentos de câmera impressionantes para a época.

Auguste e Louis Lumière são eternamente conhecidos por serem os pais do Cinema, pois inventaram o cinematógrafo, aparelho capaz de filmar e projetar imagens. Apesar de não terem sido os primeiros a arquitetar máquinas capazes de captar movimentos, os irmãos franceses ficaram conhecidos como os criadores da 7ª arte.

Thierry Fremaux narra cada um dos curtas apresentados ao longo do filme, dando um verdadeiro masterclass de cinema para o expectador. Ele traz o contexto histórico e destaca os magníficos enquadramentos, composição da imagem e até mesmo roteiros desenvolvidos pelos cineastas.

Destacado no material de divulgação, o diretor faz questão de ressaltar que o filme pertence aos irmãos Lumière e não a si próprio, pois ele somente compilou, organizou e narrou. O filme é resultado do trabalho do Instituto Lumière, que se encontra no berço do cinema em Lyon, e atualmente está recuperando mais 300 dos 1422 curtas filmados pela dupla de irmãos e seus operadores.

Em coletiva de imprensa na Reserva Cultural em São Paulo, o diretor se diz cinéfilo e apaixonado pelas obras de Lumière e declara “A televisão serve para esquecer; O cinema, para lembrar”. Ele já deixou claras suas intenções de fazer um segundo filme caso o primeiro seja um sucesso, pois ainda há muito material em recuperação, além dos curtas que ficaram de fora da seleção. Fremaux é conhecido por ser Diretor-Geral do Festival de Cannes e Diretor do Instituto Lumière, em Lyon.
  
 Sobre o diretor

Thierry Frémaux nasceu em 29 de maio de 1960 em Tullins (Isère).

Desde 2007, Frémaux desempenha o cargo de diretor do mais prestigiado festival de cinema do mundo, o Festival de Cannes, evento anual na qual exerce a difícil tarefa de escolher quais serão os filmes selecionados para o concorrer à disputadíssima Palma de Ouro.

Thierry também é o presidente do Instituto Lumière em Lyon, no qual ele trabalhou como voluntário desde sua fundação. Durante muitos anos, esteve profundamente envolvido na preservação da coleção Lumière (filmes e fotografia) e na restauração dos primeiros filmes da história do cinema.

Ficha Técnica: Lumière! Direção: Thierry Frémaux. Produção: Bertrand Tavernier. Trilha Sonora: Camille Saint-Saëns. Edição: Thomas Valette, Fabrice Calzettoni, Maëlle Arnaud, Thierry Frémaux. Gênero: Documentário. País: França. Ano: 2016. Duração: 90 minutos. Classificação: Livre.

Texto, imagens reproduzidos do site wannabenerd.com.br 

Clique no link abaixo, para assistir trailer no youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário