terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Sequência de “Avatar” enfrenta mercado cinematográfico transformado

Legenda da foto: Diretor James Cameron chega para pré-estreia de "Avatar: O Caminho da Água" em Londres

Publicado originalmente no site da revista ISTOÉ DINHEIRO, em 12 de dezembro de 2022

Sequência cara de “Avatar” enfrenta mercado cinematográfico transformado

Por Lisa Richwine e Edward Baran

LOS ANGELES (Reuters) – A sequência do filme campeão de bilheteria “Avatar” chega às grandes telas esta semana, 13 anos após o primeiro filme, conforme os cinemas tentam se recuperar da pandemia e afastar as pessoas das plataformas de streaming em casa.

A grande questão de Hollywood sobre “Avatar: O Caminho da Água” é se a continuação do filme de maior bilheteria de todos os tempos pode atrair espectadores suficientes para recuperar seus enormes custos de produção e marketing. O diretor James Cameron admite que não tem certeza.

“Podemos ser lucrativos em um mercado transformado? Ou somos apenas o último dinossauro morrendo após a queda do cometa? Eu não poderia dizer isso agora”, disse Cameron à Reuters antes da estreia do filme, marcada para sexta-feira.

A distribuidora Walt Disney Co. não divulgou o orçamento da obra, mas o The Hollywood Reporter disse que só a produção custou mais de 350 milhões de dólares, colocando-o entre os filmes mais caros da história.

Os estúdios dividem a venda de ingressos com os cinemas, e Cameron disse à revista GQ que “O Caminho da Água” precisará arrecadar 2 bilhões de dólares apenas para não ter prejuízos. Apenas quatro filmes além de “Avatar”, incluindo “Titanic” de Cameron, ultrapassaram essa marca.

O “Avatar” original encantou o público com a pioneira tecnologia 3D, que trouxe à vida a exuberante lua Pandora e seu povo Na’vi. O filme de 2009 continua sendo o filme de maior bilheteria da história, com 2,9 bilhões de dólares em vendas globais de ingressos.

Mas o longo interlúdio antes do segundo filme levantou questões sobre se os espectadores ainda se lembram da história e têm algum interesse em vê-la continuar.

O diretor disse que era uma “preocupação muito legítima” que o público pudesse não se importar mais com “Avatar”. Mas para ele, essa ansiedade desapareceu quando o primeiro trailer de “O Caminho da Água” acumulou em maio 148 milhões de visualizações em 24 horas, disse ele.

“O que me preocupa é que o mercado se contraiu”, disse ele, “devido ao impacto duplo do streaming e da pandemia”.

As receitas de bilheteria dos EUA e do Canadá deste ano estão 34% abaixo dos níveis de 2019.

Em “O Caminho da Água”, os atores Sam Worthington e Zoe Saldana retornam como Jake Sully e Neytiri 10 anos depois, agora pais de cinco filhos.

Sua vida pacífica é interrompida quando os humanos retornam em busca de Jake. A família Sully busca refúgio com o clã oceânico Metkayina e deve aprender rapidamente os caminhos da água para sobreviver.

Desta vez, o 3D mostrará criaturas gigantes parecidas com baleias, grandes peixes voadores e outros animais que povoam os mares de Pandora.

(Reportagem de Lisa Richwine em Los Angeles e Edward Baran em Londres)

Texto e imagem reproduzidos do site: istoedinheiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário