terça-feira, 4 de abril de 2023

100 Anos do WARNER BROS



Legenda da foto: Os quatro "Warner Bros": Albert, Jack, Harry e Sam (Fonte: Wikimedia Commons)

Texto compartilhado do site MEGA CURIOSO, de 31 de março de 2023

100 Anos do WARNER BROS: Conheça a História e Importância do Estúdio 

 Por Evandro Voltolini

 No próximo mês de abril, o estúdio Warner Bros completa 100 anos. Ao menos oficialmente, já que a história dos irmãos Warner com o cinema começa antes disso, logo na virada do século XX, quando a sétima arte ainda estava nascendo. 

Os quatro irmãos — Harry, Albert, Sam e Jack — eram filhos de uma família judaica de origem polonesa, que imigrou para os Estados Unidos. Lá, eles criaram a versão inglesa de seu nome, que ficaria tão famoso (o original era Wonsal). A família se estabeleceu me Maryland. 

Ainda na parte leste do país, na Pensilvânia, os três irmãos mais velhos comprar um projetor e começaram apresentar filmes, em 1903. Alguns anos depois, começaram a distribuir películas. Na época da Primeira Guerra Mundial, começaram a produzir os seus. 

Em 1918, os quatro irmãos abriram seu primeiro estúdio — já na famosa Sunset Boulevard, em Hollywood. Sam e Jack produziam e os outros dois ficavam responsáveis pela produção. Mas foi apenas em 1923 que Harry Warner pegou um dinheiro no banco e a Warner Bros Pictures, Incorporated foi oficialmente criada, no dia 4 de abril daquele ano. 

É interessante observar que, ao longo desse século, o estúdio praticamente ajudou a criar o cinema como conhecemos hoje. Os filmes falados, coloridos, a própria maneira de contar as histórias... Nada disso existia quando os "Warner Bros" criaram seu estúdio. 

O pioneirismo dos Warner Bros

Pouco depois de oficializar seu estúdio, em 1923, os irmãos já estavam competindo de igual para igual com a MGM e Paramount, que praticamente fundaram Hollywood. O seu primeiro grande sucesso foi o cão Rin Tin Tin, que se tornou sinônimo do gênero.

Ainda nos anos 1920, conforme a indústria do cinema se expandia pelos Estados Unidos, o Warner Bros crescia junto. E Sam Warner queria inovar, trazendo o som para os filmes. Já em 1925, ele lançou Don Juan, com o lendário ator de teatro John Barrymore (avô da Drew). Esse filme ainda não era falado, mas usava uma tecnologia para sincronizar os efeitos sonoros com a película. Foi um fracasso comercial, mas Sam Warner acreditava na ideia. 

Em 1927, o estúdio lançou O Cantor de Jazz, considerado o primeiro filme falado da história. A partir daí, a indústria do cinema seria virada de cabeça para baixo e os "talkies" viriam para ficar. 

Mas, infelizmente, Sam Warner morreu na época do lançamento — tanto que seus irmãos nem estavam no evento. A morte de Sam afetou profundamente Jack Warner — o irmão mais novo, que permaneceria por mais tempo à frente da empresa. Ele focou totalmente na carreira e foi muito bem sucedido.

Ainda assim, o sucesso de O Cantor de Jazz mudou a sorte do Warner Bros. O estúdio ganhou muito dinheiro e pode continuar investindo em grandes produções. Já em 1929, ele também foi pioneiro nos filmes coloridos, com A Canção do Deserto e On With the Show!.

A expansão dos negócios (e da influência)

Ao longo dos anos 1930, os musicais que encheram o caixa do Warner Bros não faziam mais sucesso — mas o estúdio soube se adaptar, investindo em dramas realistas e comédias. Era a era de ouro de Hollywood, onde o Warner se tornaria um dos principais nomes, nos trazendo filmes lendários como O Mágico de Oz, O Falcão Maltês, Casablanca e E o Vento Levou.

Também foi nessa época que o setor de animação do Warner Bros surgiu. Em 1930, dois ex-funcionários da Disney criaram um estúdio, em parceria com um produtor. Quando o produtor se separou dos animadores e contratou seu próprio pessoal, surgiram os primeiros desenhos Looney Tunes, que seriam vendidos para o Warner Bros.

Em pouco tempo, os desenhos ganhariam o mundo, com personagens como o Gaguinho (que foi o primeiro personagem), Piu Piu, Patolino, Pernalonga e tantos outros. Mas, curiosamente, Jack Warner não dava a menor importância para essa parte de sua empresa. 

Na virada dos anos 1950, a televisão estava começando a ameaçar a indústria do cinema nos Estados Unidos — e o pessoal do Warner Bros não ia perder esse negócio. Logo, negociaram um horário na rede ABC para passar seus filmes e séries baseadas neles. Era o nascimento do Warner Bros Television Studios.

Até o fim da década, a companhia teria também sua própria gravadora. Com o tempo, o Warner Bros tinha presença em todas as formas de arte.

Onipresença na cultura pop

Com a idade avançando — e alguma dficuldade nos negócios, com filmes que deram prejuízo —, Jack Warner resolveu vender sua parte nos negócios e abrir mão da cadeira de presidente, em 1967. Era a primeira vez que o estúdio não era comandado por um dos quatro irmãos. 

Atualmente, a empresa faz parte de um conglomerado com a Discovery, Inc. e é comandada pelos executivos Samuel DiPiazza e David Zaslav. Cada uma das várias unidades de negócio (cinema, televisão, música, quadrinhos da DC Comics...) é chefiada por uma pessoa.

Nessas últimas décadas, essas empresas continuaram lançando inúmeros produtos que foram importantes para a cultura popular, em várias áreas. Filmes como Nasce Uma Estrela, Se Beber Não Case, O Senhor dos Anéis e a saga Harry Potter, as adaptações do universo DC Comics, séries como Friends, The Big Bang Theory e Game of Thrones, entre tantos outros títulos.

O vídeo comemorativo dos 100 anos da Warner Bros, que você pode ver abaixo, é uma viagem pela cultura pop ocidental do último século. Um concerto musical em várias cidades do mundo (incluindo São Paulo), irá celebrar trilhas famosas das produções Warner, no dia 24 de abril.

Texto reproduzido do site: megacurioso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário