sexta-feira, 4 de abril de 2025

A Face Oculta [One-Eyed Jacks] (1960)


Imagens reproduzidas do Google e postadas pelo blog,
 para ilustrar o presente artigo.
.....................................................

Texto compartilhado do site CINE FAVORITOS de Hildebrando Martins de Almeida

A Face Oculta

One-Eyed Jacks

(1960)

Sinopse: após fugir de um roubo em um banco do México, um dos assaltantes, Dad Longworth (Karl Malden), vê a chance de ficar com o ouro roubado e deixar Rio (Marlon Brando), seu cúmplice, para ser capturado. Após alguns anos, Rio escapa da prisão e começa a caçar seu ex-amigo, para se vingar. Neste período, Dad, que teme o retorno de Rio, se tornou um respeitável xerife na Califórnia.

Direção: Marlon Brando

Roteiro: Guy Trosper e Calder Willingham

Sam Peckinpah e Rod Serling (não creditados)

Adaptação do livro de Charles Neider

Elenco:

Marlon Brando...Rio

Karl Malden...Sheriff Dad Longworth

Pina Pellicer...Louisa

Katy Jurado...Maria Longworth

Ben Johnson...Bob Amory

Slim Pickens...Deputy Lon Dedrick

Larry Duran...Chico Modesto

Sam Gilman...Harvey Johnson

Timothy Carey...Howard Tetley

Miriam Colon...Red

Elisha Cook Jr....Carvey

Rodolfo Acosta...Mexican Rurale Captain

Tom Webb...Farmer's Son

Ray Teal...Barney

John Dierkes...Chet

Philip Ahn...Uncle

Margarita Cordova...Nika Flamenco Dancer

Hank Worden...Doc

Clem Harvey...Tim

William Forrest...Banker

Mina Martinez...Margarita

Produzido por

Georges Glass, Frank P. Rosenberg, Walter Seltzer

Música de Hugo Friedhofer

Diretor de Fotografia: Charles Lang  (Charles Lang Jr.)

Editor: Archie Marshek

Diretor de Arte: J. McMillan Johnson e Hal Pereira

Tempo de execução: 141 min

País: Estados Unidos

Língua: Inglês e espanhol

Cor: Cor

Proporção da tela: 1.85 : 1

Mixagem de Som: Mono (sistema de gravação Westrex)

Locais de filmagem:

Península de Monterey, Califórnia, EUA

Bilheteria:

Despesas: $ 6.000.000 (estimado)

Curiosidades de produção:

Roteiro de Guy Trosper e Calder Willingham (Rod Serling e Sam Peckinpah colaboraram, mas não receberam créditos). Baseado em "The Authentic Death of Hendry Jones", de Charles Neider.

As locações das filmagens foram feitas no Novo México e na península de Monterrey na Califórnia.

Stanley Kubrick iniciou as filmagens mas logo se desentendeu com Brando. Foi demitido e, posteriormente, contratado por Kirk Douglas para dirigir o épico Spartacus. Brando então assumiu a direção. A sua edição final tinha 3 horas de duração, e teve que ser cortada para os cinemas. Brando destruiu essas cópias e não existe mas nenhuma delas, infelizmente.

Brando demorou mais de um ano para concluir as filmagens. Ele chegou a filmar uma cena por dia.

Foi o terceiro filme em que Brando e Karl Malden estrelaram juntos. Os outros dois foram: Uma Rua Chamada Pecado (1951) e Sindicato de Ladrões (1954).

A atriz mexicana Pina Pellicer, que faz a enteada, sofria de depressão profunda e cometeu suicídio em 1964.

Foi o único filme dirigido por Marlon Brando. Apesar disso é considerado um dos maiores filmes de faroeste de todos os tempos.

Teve uma indicação ao Oscar de melhor fotografia para Charles Lang.

Data de lançamento: 30 de março de 1961 (Nova York)

O filme caiu em domínio público e, durante anos, só estava disponível através de inúmeras reedições de baixo custo de qualidade em VHS e DVD . Em 2016, o trabalho foi concluído em uma nova restauração digital de 4K, realizada pela Universal Pictures em parceria com The Film Foundation e em consulta com os cineastas Martin Scorsese e Steven Spielberg. Esta restauração foi emitida em Blu-ray e DVD em novembro de 2016 pela Criterion Collection nos EUA, e em junho de 2017 pela Arrow Video no Reino Unido.

Fonte: www imdb.com/title/tt0055257/reference

***************

Resenha por ChatGPT:

One-Eyed Jacks, dirigido pelo icônico Marlon Brando, é um cativante filme de faroeste que oferece uma história intrigante e performances memoráveis. Ambientado no cenário do Velho Oeste americano, este filme leva os espectadores a uma emocionante jornada repleta de tensão.

A trama gira em torno de Rio, interpretado por Marlon Brando, e do xerife Dad Longworth, vivido por Karl Malden. Após um assalto a um banco no México, Dad aproveita a oportunidade para trair seu cúmplice, deixando Rio para trás e sendo capturado. Vários anos depois, Rio escapa da prisão e busca vingança contra seu antigo amigo. Enquanto isso, Dad se tornou um respeitado xerife na Califórnia, vivendo com medo do retorno de Rio.

Marlon Brando não apenas estrela o filme, mas também assume a direção, mostrando seu talento e visão por trás das câmeras. Sua dedicação ao projeto é evidente, já que a produção levou mais de um ano para ser concluída, com relatos de que Brando filmava uma cena por dia. O resultado é um filme meticulosamente elaborado que captura a essência do Velho Oeste.

As performances em One-Eyed Jacks são excepcionais. Brando entrega uma atuação impressionante como Rio, transmitindo perfeitamente a intensidade e a determinação de seu personagem. Karl Malden também brilha como Dad Longworth, retratando a dualidade de um homem que traiu seu amigo em busca de riqueza e poder.

Além das performances marcantes, o filme apresenta belas paisagens e uma atmosfera autêntica do Oeste Selvagem. As locações no Novo México e na península de Monterey, Califórnia, acrescentam uma sensação de realismo à narrativa, transportando o público para a época retratada.

One-Eyed Jacks é um trabalho singular na filmografia de Marlon Brando, sendo o único filme que ele dirigiu. Apesar disso, é considerado um dos maiores filmes de faroeste de todos os tempos. Sua complexidade emocional, trama envolvente e a visão artística de Brando o tornam uma obra-prima do gênero.

Ponto negativo: o desfecho do filme foi determinado pelo estúdio, o que acabou contrariando os desejos de Brando, que preferia um final triste e desprovido de romantismo.

Embora o filme tenha caído em domínio público por muitos anos, sua recente restauração digital de 4K, realizada pela Universal Pictures em parceria com The Film Foundation e com a consulta dos renomados cineastas Martin Scorsese e Steven Spielberg, trouxe de volta sua qualidade visual e permitiu que novas gerações apreciassem essa pérola cinematográfica. One-Eyed Jacks é um verdadeiro tesouro do cinema faroeste que deve ser apreciado por todos os amantes do gênero.

Texto reproduzido do site: sites google com/site/cinefavoritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário