terça-feira, 19 de junho de 2018

Era uma vez


Publicado originalmente no Facebook/Nirton Venancio, em 17/06/2018

Era uma vez
Por Nirton Venancio

O cineasta Sergio Leone consagrou o que se denominou de Western Spaghetti, um gênero lançado nos anos 60 por vários diretores italianos. Os filmes eram rodados na Espanha, numa região desértica que lembrava o velho oeste americano.

De sua filmografia de 13 títulos, duas grandes obras cristalizaram sua genialidade e estilo, "Era uma vez no Oeste" (C'era una volta il West/Once upon a time in the West), 1969, e "Era uma vez na América", (Once upon a time in America), 1984, onde reconstitui o estilo emblemático norte-americano em um épico gangsterista como nunca Hollywood ousou, a construção de roteiro e edição perfeitas em módulos narrativos de flashback. Os dois filmes encerram o que ele chamava de Trilogia da América, iniciada em 1966, com o ótimo "Três homens em conflito" (Il buono, il brutto, il cattivo/The good, the bad and the ugly).

Com seus heróis empoeirados, o italiano reinventa o Oeste em um gênero de relato sensorial, ao contrário do cinema operístico de John Ford e seus cowboys assépticos, muitos deles personificados por John Wayne, emoldurados no Monument Valley.

A genialidade de Leone soube muito bem utilizar três grandes atores ícones de um mega cinema industrial, do star-system: Clint Eastwood, Henry Fonda e Robert De Niro.

Falecido em 1989, o cineasta não teve tempo para realizar o que seria mais uma grande obra, "Era uma vez na Rússia", sobre a Revolução Bolchevique.

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Nirton Venancio

Nenhum comentário:

Postar um comentário