segunda-feira, 23 de julho de 2018

O Gordo e o Magro


Publicado originalmente no Facebook/Nirton Venancio, em 20/07/2018

Você que me diz a verdade com frases abertas

Por Nirton Venâncio

O Gordo e o Magro não eram somente a graça e o humor ingênuo que os definiam. O que igualmente fascina é o sentimento de amizade entre eles. Assim como os personagens, os atores Oliver Hardy e Stan Laurel foram amigos inseparáveis.

Na biografia "Mr. Laurel and Mr. Hardy: An Affectionate Biography" escrita por John McCabe em 1961, há relatos de extrema sinceridade entre eles, um apontando os defeitos do outro, um dizendo o que achava que o outro precisava mudar. A amizade não se restringia a uma idealização dos personagens.

Quando Oliver (o Gordo) adoeceu, em 1955, de um infarto, Stan ficou profundamente abatido, e no ano seguinte sofreu o que hoje chamamos de AVC. Recuperou-se, mas ficou novamente arrasado com a morte do amigo, em 1957. O Magro nunca mais se restabeleceu da tristeza. Parou de trabalhar e viveu até os 74 anos em um hotel na cidade de Santa Mônica, EUA, falecendo de um ataque cardíaco, em 1965.

À parte a consternação nos momentos finais dessa relação, o que é comovente é o carinho, o respeito, a tolerância, o desprendimento de orgulho pessoal que uniam dois amigos.

Como bem definia Vinicius de Moraes, "amigos não se faz, reconhece-os.”

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Nirton Venancio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário