quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Crítica do filme: "Retratos da Vida"

 
 Imagem divulgação filme postada pelo blog

Texto publicado originalmente no site CINE PIPOCA CULT, em 01 de janeiro de 2011

Grandes Cenas: Retratos da Vida

Por Amanda Aouad *  

Fiquei pensando o que falar para vocês no primeiro dia do ano. Hoje é o marco zero das nossas esperanças, dia da Confraternização Universal. Por isso, lembrei da cena final do filme Retratos da Vida, que simboliza tudo isso e um pouco mais. O filme dirigido por Claude Lelouch, em 1981 conta a história de quatro famílias de quatro países diferentes (Estados Unidos, França, Alemanha e Rússia) durante a Segunda Guerra Mundial. Acompanhando a trajetória desses personagens, algumas gerações depois, na década de oitenta, representantes de cada uma das famílias são reunidos em um grande concerto pela paz, embaixo da Torre Eiffel, promovido pela Cruz Vermelha.

Ao som de O Bolero de Ravel, bailarinos, cantores, músicos e maestro se reúnem para celebrar a vida. Na plateia outros personagens daquela história, assim como a repórter que cobre o evento e outros que assistem pela televisão. Acho que é o final de filme mais emblemático que tenho lembranças. Forte, emocionante, significativo. Destaque ainda para aparição quase relâmpago de Sharon Stone como a moça ao lado de James Caan no quarto do hotel. Essa figuração foi a primeira participação da atriz no cinema.

Jorge Donn é a maior estrela do número, dançando o Bolero de uma forma incrível e marcante. Seu corpo segue o compasso da música. Agora, a voz de Geraldine Chaplin também merece destaque, dando um charme a mais na execução da obra, acompanhada do timbre de Manuel Gélin numa belíssima performance.

Em termos de direção, construção de cena ou roteiro há pouco a se analisar. A música rege a cena, a câmera apenas busca registrar as expressões de cada personagem e a composição geral do evento, dando a dimensão exata do que aquilo representa. Melhor ficarem com a cena. E que 2011 chegue em grande estilo.

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* Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea (Poscom / UFBA), especialista em Cinema pela UCSal, roteirista do núcleo TV Show e dos curtas "Ponto de Interrogação" e "Dia de Cão", além da equipe de roteiristas de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora de Audiovisual, tendo experiência como RTVC e Assistente de Direção.

Texto reproduzidos do site: cinepipocacult.com.br

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