quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Tânia Maria, a atriz potiguar de “O Agente Secreto”




Texto publicado originalmente no BLOG TRIBUNA DO NORTE, de 25 de setembro de 2025

Além do Oscar: O que a atriz potiguar de “Agente Secreto” pediu ao Presidente Lula

Por Laurita Arruda

Em “O agente secreto”, Tânia interpreta dona Sebastiana, mulher que abriga o personagem de Wagner no Recife e que comanda uma espécie de refúgio para pessoas que precisam se manter escondidas das autoridades e demais ameaças do período. Ela lembra que visitou Recife 15 vezes durantes a produção do longa e se diverte ao lembrar que após ter decorado todo seu texto, ter recebido um roteiro novo cheio de alterações em suas falas.

Antes de “Bacurau”, Tânia nunca havia pisado em uma sala de cinema. Hoje, está apaixonada pelo novo ofício, que vem transportando-a para diversas partes do país.

— Fui para “Bacurau” sem pensar em ser atriz. Fui ser figurante, mas fui fazendo amizade com os atores, com os diretores. Agora quero continuar. Quanto mais filmes, melhor. Quando fui para Brasília (para sessão de “O agente secreto” no Palácio da Alvorada), o pessoal do povoado falou para eu pedir a Lula para asfaltar a estrada, para fazer um campo de futebol.

Quando acabou a sessão, Lula se abraçou comigo, me deu um cheiro e disse: “O que a senhora está precisando?” E eu respondi: de filme. Eu não tenho carro, não jogo bola, então eu pedi mais filme. E ele disse que vai ter — diz a atriz.

Nas últimas semanas, algumas das principais publicações da indústria cinematográfica, como Variety e Hollywood Reporter, começaram a divulgar suas listas de previsões para indicações ao Oscar 2026. O brasileiro “O agente secreto” vem sendo apontado como forte possibilidade nas corridas de melhor filme internacional, melhor direção, com Kleber Mendonça Filho, e melhor ator, com Wagner Moura.

Mas um nome do filme citado pelas revistas deixaram muitas pessoas surpresas: Tânia Maria como melhor atriz coadjuvante.

As publicações apontam que uma indicação para a atriz potiguar é um tiro distante. A Variety cita Tânia como a 25ª colocada num ranking de possíveis indicadas. Já a THR coloca a brasileira na 17ª posição. As colocações podem não significar muito numa corrida por uma indicação de fato, mas a simples presença de Tânia na lista, à frente de nomes consagrados como Sissy Spacek (“Morra, amor”), Laura Dern (“Jay Kelly”) ou Mia Goth (“Frankenstein”), serve para jogar uma luz sob essa nova estrela, de 78 anos, do audiovisual nacional.

Tânia Maria tinha 72 anos de idade quando pisou em um set de filmagens pela primeira vez. Moradora de Cobra, povoado de Parelhas, no Rio Grande do Norte, a artesã integrou o time de figurantes de “Bacurau” (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, rodado no povoado da Barra, na mesma região.

Conheci Kleber na hora do almoço. Eu era figurante em “Bacurau” e estava almoçando em Barra. Figurante não fica muito perto dos donos (risos), mas ele me chamou. Estavam Kleber, Juliano Dorneles (codiretor) e Leonardo Lacca (preparador de elenco) numa mesa. Ele falou: “vem aqui almoçar com a gente, conta um pouco da sua vida” — lembra Tânia.

Fonte: O GLobo 

Texto reproduzido do blog tribunadonorte com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário