domingo, 10 de março de 2019

Tarantino e seu filme em 70mm. - “Os Oito Odiados”


Imagens postadas pelo blog, para ilustrar o presente artigo

Texto publicado originalmente no site MEDIUM, em 08 de janeiro de 2016

Tarantino e o Aspect ratio de “os oito odiados”

Por Wagner Brenner

(...) Estreou nos cinemas do país o oitavo filme de Tarantino e junto com ele a volta do maior formato de bitola da era analógica do cinema, o 70 mm.

Ao abrir mão do formato digital e rodar todo o filme no formato conhecido como Ultra Panavision 70 mm, Tarantino vai contra a indústria digital do cinema e garante a felicidade dos amantes da película com um “aspect ratio” de 2.76, diferente dos formatos dos filmes atuais de 2.39:1 e 2.40.:1...

Criado em 1957, o Ultra Panavision 70 foi usado em projetos especiais como “BenHur” e posteriormente o Super Panavision 70 foi usado em “Lawrence da Arábia”, ajudando o filme a levar o Oscar de melhor fotografia. Usado pela última vez no final da década de 60, o formato caiu em desuso por ser caro e pouco flexível e para garantir a exibição de seu filme no formato original, Tarantino, junto com a Panavision, fizeram um acordo e habilitaram 50 salas de cinema ao redor do mundo ao custo de 80 mil dólares cada.

A empresa contratada para realizar as atualizações e procurar os cinemas disponíveis para realizar a projeção, a Boston Light & Sound, buscou durante 9 meses os extintos projetores 70 mm por todo os EUA, por fim, compraram todos que encontraram e resolveram restaurar a grande maioria para garantir o maior número de salas de exibição. O filme de 3 horas e 10 minutos exibido em 70 mm conta com uma abertura adicional e um intervalo para troca da bobina de negativo. Infelizmente no Brasil o filme é exibido no formato digital por falta de salas nesse formato...

Texto reproduzido do site: medium.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário