Imagens postadas pelo blog, para ilustrar o presente artigo
Texto publicado originalmente no site MEDIUM, em 08 de janeiro de 2016
Tarantino e o Aspect ratio de “os oito odiados”
Por Wagner Brenner
(...) Estreou nos cinemas do país o oitavo
filme de Tarantino e junto com ele a volta do maior formato de bitola da era
analógica do cinema, o 70 mm.
Ao abrir mão do formato digital e rodar todo o filme no
formato conhecido como Ultra Panavision 70 mm, Tarantino vai contra a indústria
digital do cinema e garante a felicidade dos amantes da película com um “aspect
ratio” de 2.76, diferente dos formatos dos filmes atuais de 2.39:1 e 2.40.:1...
Criado em 1957, o Ultra Panavision 70 foi usado em projetos
especiais como “BenHur” e posteriormente o Super Panavision 70 foi usado em
“Lawrence da Arábia”, ajudando o filme a levar o Oscar de melhor fotografia.
Usado pela última vez no final da década de 60, o formato caiu em desuso por
ser caro e pouco flexível e para garantir a exibição de seu filme no formato
original, Tarantino, junto com a Panavision, fizeram um acordo e habilitaram 50
salas de cinema ao redor do mundo ao custo de 80 mil dólares cada.
A empresa contratada para realizar as atualizações e
procurar os cinemas disponíveis para realizar a projeção, a Boston Light &
Sound, buscou durante 9 meses os extintos projetores 70 mm por todo os EUA, por
fim, compraram todos que encontraram e resolveram restaurar a grande maioria
para garantir o maior número de salas de exibição. O filme de 3 horas e 10
minutos exibido em 70 mm conta com uma abertura adicional e um intervalo para
troca da bobina de negativo. Infelizmente no Brasil o filme é exibido no
formato digital por falta de salas nesse formato...
Texto reproduzido do site: medium.com
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